O ministro da SaúdeRed Tiger Gaming Grupo Vicca, Alexandre Padilha (PT), lançou neste sábado (15) um mutirão de exames e cirurgias em um hospital federal em Porto Alegre.
Padilha, que tomou posse como ministro na última segunda-feira (10) após a demissão da socióloga Nísia Trindade, voltou a falar em "obsessão" para reduzir filas no SUS (Sistema Único de Saúde) e disse que esta é uma cobrança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —o governo petista ainda busca uma marca na Saúde.
Embora tenha sido tratado pelo Ministério da Saúde como o primeiro evento do tipo da nova gestão, a pasta não divulgou datas e locais dos próximos mutirões.
Para o mutirão deste sábado no GHC (Grupo Hospitalar Conceição) o objetivo é realizar, até o fim do dia, 88 cirurgias e 251 exames especializados, com foco em saúde feminina e pacientes com câncer —18 cirurgias ginecológicas, 10 cirurgias pediátricas de orquidopexia (correção de testículos não descidos para a bolsa escrotal), 20 nas áreas de cirurgia geral e ortopédica e 40 cirurgias eletivas. Dentre os exames estão mamografia, biópsia de mama e eletrocardiograma.
Padilha também participou da inauguração de dez novas salas cirúrgicas e dos equipamentos de radioterapia do centro oncológico. Também foi anunciado que o centro de diagnósticos e as salas de cirurgia vão funcionar até a 1h da manhã de segunda a sexta-feira. Com a nova infraestrutura, segundo o ministério, é possível reduzir de 71 dias para 17 o tempo médio de espera para confirmação de diagnósticos de câncer.
A plateia do evento, formada por políticos e profissionais da saúde, aplaudiu quando Padilha mencionou o interesse em novas formas de financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde). O ministro já havia abordado o tema em seu discurso de posse.
tigrinho jogo"Estou falando de enterrar de vez a tabela SUS, porque ela não faz muito sentido mais para a organização de serviços, e criar uma tabela como se fosse uma tabela poupatempo da Saúde", disse.
A reformulação da tabela é demanda de prefeitos e secretários de saúde, que reclamam da defasagem de valores e do impacto na oferta de serviços hospitalares públicos.
O assunto deve voltar à pauta na reunião prevista entre Padilha e representantes do Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), ainda sem data divulgada.
A primeira agenda pública de Padilha como ministro da Saúde ocorreu nesta sexta (14) em Sorocaba (SP), na companhia de Lula, para entregar 789 ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de diversos municípios e estados.
Neste sábado na capital gaúcha o ministro anunciou que o Rio Grande do Sul vai receber 111 ambulâncias nos próximos dias.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
jogo do.tigreAssinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Alexandre Padilha câncer medicina ministério da saúde Porto Alegre Rio Grande do Sul saúde sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
tigrinho fortune sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/03/padilha-lanca-mutirao-de-cirurgias-e-exames-em-porto-alegre.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Bolsonaro volta a Copacabana, tenta focar anistia e deixa protestos contra Lula em 2º planoEx-presidente busca demonstrar adesão popular a projeto que pode beneficiá-lo
tigre jogoJogar Cassino Online Confiável - Sportingbet BR - Site Oficial 15.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
039;Marco zero039; da disparada de emendas faz 10 anos e transforma política no BrasilMudança na Constituição inaugurou controle cada vez maior do Congresso sobre o Orçamento
15.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Trump faz 039;diplomacia do bullying039; ao receber líderes estrangeiros na Casa BrancaPresidente deixa encontros abertos à imprensa, toca em temas espinhosos e provoca autoridades estrangeiras
15.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok