Uma milícia rebelde apoiada por Ruanda anunciou nesta segunda-feira (27) a tomada da cidade de Gomacomo ganhar dinheiro no tigrinho, no leste da República Democrática do Congo, uma grande vitória para o grupo e uma das escaladas mais significativas no conflito entre os dois países nos últimos anos.
O grupo armado, conhecido como M23, ocupou Goma brevemente uma vez, em 2012, depois foi derrotada e ficou inativa por quase uma década. Agora ela voltou com força total, com o objetivo de ocupar a região por um longo período e explorar seus valiosos minerais raros, de acordo com especialistas das Nações Unidas.
Desta vez, o M23 parece estar em uma posição mais forte para manter o controle de Goma, uma cidade formada principalmente por pessoas que abandonaram seus lares em meio ao terror e agora terão que viver sob o domínio de um dos grupos armados dos quais fugiram.
Faça sua Sports Betting Hoje | Sportingbet Aposta OnlineZA9BET Site Oficial — Divirta-se com segurança no ZA9BET e aproveite os melhores palpites. Melhor...Um porta-voz do grupo anunciou a "libertação da cidade de Goma" em uma publicação no X, dizendo que militares da RDC tiveram que entregar suas armas à ONU e se reunir em um estádio.
Na manhã desta segunda, tiros soaram sobre Goma. Uma fila de veículos militares foi abandonada em uma estrada que atravessa parte da cidade. Os moradores disseram que os soldados da RDC as deixaram ali e fugiram em barcos pelo lago Kivu.
fortune tigerVídeos em grupos locais de WhatsApp mostram rebeldes marchando pela cidade e alguns cidadãos alinhados nas ruas em sinal de boas-vindas, no que os observadores disseram ser provavelmente uma tentativa de apaziguar a milícia. Circularam ainda relatos de que a prisão de Goma havia sido aberta, e seus detentos, libertados, mas não houve confirmação independente dessa ação.
O conflito no leste da República Democrática do Congo já foi rotulado como a Guerra Mundial da África. Ele vem ocorrendo desde a década de 1990 e envolveu dezenas de grupos armados, dos quais o M23 é atualmente o dominante.
Os rebeldes planejam ocupar e explorar a região a longo prazo, de acordo com a ONU e os Estados Unidos, que afirmam que o grupo é financiado e dirigido por Ruandacomo ganhar dinheiro no tigrinho, vizinho muito menor da RDC. Ruanda nega essas acusações.